Enrolment options

Workshop sobre o Impacto Económico da Adesão de Angola ao Acordo de Parceria Económica SADC-UE (APE)

Workshop sobre o Impacto Económico da Adesão de Angola ao Acordo de Parceria Económica SADC-UE (APE)

Objectives

A 31 de Março de 2022, é organizada uma reunião para apresentar e discutir o estudo de impacto final sobre a adesão de Angola ao Acordo de Parceria Económica (APE) SADC-UE no âmbito da componente de Diplomacia Comercial do Programa Conjunto UE-CNUCED para Angola: Train for Trade II, com financiamento da União Europeia.

A CNUCED apresenta o estudo e facilita as discussões sobre o caminho a seguir com representantes do Ministério da Indústria e Comércio de Angola, outros ministérios e agências, universidades, partes interessadas do sector privado, e sociedade civil, em preparação para as negociações dos APE.

Com base numa análise de impacto econométrico, o relatório da CNUCED analisou diferentes cenários e quantificou os possíveis efeitos da adesão de Angola ao APE SADC-UE em termos de PIB chave, importações, exportações, receitas governamentais, e bem-estar. Os participantes deliberaram sobre as conclusões do relatório para considerar formas e meios de abordar melhor os ganhos e custos esperados do futuro acordo. Realizou-se uma animada discussão sobre as implicações do futuro APE para sectores económicos específicos, reformas fiscais internas, serviços e investimento, medidas de salvaguarda, e medidas não pautais.  O relatório forneceu um conjunto de recomendações para Angola se preparar melhor para as suas negociações com a UE. Estas incluíam, entre outras: (i) a criação da infra-estrutura institucional para as negociações; (ii) o reforço das capacidades da equipa de negociação comercial, e (iii) a finalização das ofertas pautais iniciais através da identificação de produtos-chave e com o envolvimento das partes interessadas.


Methodology

A CNUCED lançará o estudo sobre o Impacto Económico da Adesão de Angola ao Acordo de Parceria Económica (APE) SADC-UE e discutirá o caminho a seguir com representantes do Ministério da Indústria e Comércio de Angola em preparação para as negociações do APE. 


Contents

  1. Impacto económico e social mais amplo dos APE - Panorama e efeitos em toda a economia
  2. O impacto económico da APE - Efeitos de mergulho profundo a nível do produto
  3. O caminho a seguir para a preparação das negociações do APE

Target Audience

Funcionários governamentais da MINDCOM, MAT, MINFIN, MINFIN, MIREX, MINTTICS, academia, intervenientes do sector privado nos transportes, serviços e indústrias petrolíferas, ONG, e associações locais