Enrolment options
Webinar: Controlo e Qualidade na Cadeia de Valor do Mel em Angola: Alicerces para a Rastreabilidade, Certificação e Exportação
O segundo seminário on-line da Revisão Nacional das Exportações Verdes de Angola tentou aprofundar a discussão sobre controlo e qualidade como alicerces para a rastreabilidade, certificação e exportação do mel angolano. Procurou também fomentar a cooperação internacional e a troca de experiências entre países da África Austral.
Implementada no âmbito do Programa Conjunto UE-CNUCED para Angola: Train for Trade II, com financiamento da União Europeia, a Revisão Nacional das Exportações Verdes de Angola visa capacitar representantes dos setores público e privado no estudo de questões relativas ao desenvolvimento de cadeias de valor verdes, com uma atenção especial para as oportunidades de exportação. O mel foi identificado como um dos produtos verdes promissores durante esta revisão.
Este foi a terceira atividade da Revisão Nacional das Exportações Verdes de Angola voltada para a cadeia de valor do mel. Em junho de 2019, um workshop de formação focado no mel e da madeira teve lugar na cidade de Luena, província do Moxico. Em julho de 2020, o primeiro seminário on-line focado no mel contou com a participação de quatro especialistas brasileiros, que partilharam suas experiências no desenvolvimento e fortalecimento da apicultura com 50 agentes públicos e privados provenientes de oito províncias angolanas. Já este segundo seminário on-line contará com a participação de especialistas com experiência comprovada na gestão da qualidade do mel em Angola e Moçambique.
A CNUCED aprofundará a capacitação de quadros angolanos no setor do mel com a organização de workshops de formação de formadores na segunda metade de 2021. Tais formações ocorrerão nas províncias e serão dedicadas à qualidade, rastreabilidade e certificação do mel.
A formação online sobre Controlo e Qualidade na Cadeia de Valor do Mel em Angola: Fundações de Rastreabilidade, Certificação e Exportações atraíram um total de 147 participantes das seguintes províncias: Bengo (Porto Amboim), Cuando Cubango (Cuíto), Cuanza Sul (Cassongue, Cela, Mussende e Sumbe), Cuanza Norte (Cazengo); Huambo; Luanda; Malanje; e Moxico. Os participantes do webinar aplaudiram a CNUCED pela criação de uma plataforma tão ampla para o desenvolvimento do sector apícola, observando que o evento de Maio de 2021, juntamente com um webinar anterior organizado em Julho de 2020, foram as primeiras vezes em que os actores-chave do sector se reuniram numa única plataforma.
Objectives
Methodology
O evento dar-se-á no formato de reunião virtual remota, através de uma plataforma de compartilhamento
de voz, vídeo e arquivos. Será administrado pela CNUCED.
Contents
Dando seguimento às discussões iniciadas nos 1º, 2º e 3º workshops, consultas entre autoridades angolanas,
a Delegação da União Europeia em Angola, o Serviço Comercial da Embaixada da França em Angola
e o sector privado culminaram na seleção de uma empresa de consultoria para a realização de um
diagnóstico da produção angolana do mel e seu potencial para a certificação. Este trabalho é
complementar ao trabalho realizado pelo programa Train for Trade II.